segunda-feira, 11 de agosto de 2014

[Resenha] Clube da Luta

  A primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta.
A segunda regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta.
A terceira regra do clube da luta, quando alguém diz “pare” ou ficar desacordado, mesmo que fingindo, a luta acaba.
Dois homens por luta, uma luta de cada vez, nada de sapatos ou camisas e as lutas duram o quanto tiverem que durar.
E a sétima regra é que se for sua primeira noite no clube da luta você tem que lutar.

Clube da Luta (1999) on IMDb


Tyler Durden é como nos tempos de escola o cara descolado, legal, divertido que todos querem ter como amigo para se sentir legal junto com o descolado – ou ao menos ter a sensação de ser também descolado. Ou o cara marrento e briguento, ou numas palavras mais diretas é o ego que flameja perigo.

- Sabe, a camisinha é o sapatinho de cristal da nossa geração. Você a coloca quando encontra um estranho. Você dança a noite toda e depois joga fora. A camisinha, quero dizer não o estranho.

O Clube da Luta é uma forma de você se libertar dos seus medos, e de suas obrigações. Um lugar onde você se encontra. Alguns trechos que fazem parte do livro como do filme, mas que também usarei como ideias para este texto, pois achei interessante e de certo modo concordo, você não é o seu nome, você não é o seu emprego, você não é o carro que você se mata de trabalhar para comprar ou o emprego ruim que você tem para deslocar-se.   


O livro é marcado de ironias, amargo curto e grosso, mas é de uma leitura que leva a mente a pensamentos muito interessantes. É um livro curto com apenas 270 páginas. Já o filme homônimo ao livro dirigido por David Fincher, (diretor dos filmes O Quarto do Pânico, e O Curioso Caso de Benjamin Button), agrega muito bem o conteúdo apresentado no livro, porém numa proporção de ordens diferentes ao que acontecem no livro e com detalhes a menos – aquela tal coisa de livro em sua maioria das vezes ser melhor do que o filme, nesse caso os dois são muito bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário