quinta-feira, 30 de julho de 2015

[Resenha] Josh Malerman - Caixa de Pássaros


“[...] é melhor enfrentar a loucura com um plano do que ficar parado e deixar que ela nos alcance aos poucos.” – Pag. 256.

O livro começa quando Malorie; mãe de um Garoto e uma Garota, está na cozinha. Temos um primeiro contato com a problemática de saber que há quatro anos ela está vivendo na mesma casa com seus filhos, porém agora se prepara para partirem. Malorie está ciente de que para partir terá de ir para um rio que fica atrás da casa onde está, mas há um pequeno problema... Ela e as crianças terão de descer os 32 quilômetros rio abaixo com os olhos vendados, pois há criaturas lá fora que ao olharem estas tornam-se violentas contra outros e a si mesmos.

As coisas começam quando Malorie descobre que está grávida, e tem a ajuda da irmã, Shannon, pra que não surte sozinha. Um curioso caso de pessoas que estavam se matando se espalhou pela internet. Mas não apenas na internet se espalhava o “surto”, espalhava-se por todo os Estados Unidos. “Relatório Rússia” ou “O problema” era como estavam chamando, na internet, o que estaria levando às pessoas a morte. Pois o que quer que houvesse lá fora sempre resultava em morte. Em um noticiário que passava televisão foi falado em “autodestruição”, “autoimolação” e até mesmo “haraquiri”, mas nada apontava o que realmente era.

Don, Tom, Jules, Felix, Cheryl e um cachorro de nome Victor foram os novos amigos de Maloire depois da triste e brutal perda da irmã. Algum tempo mais tarde Olympia se tornaria também sua amiga. Olympia ao ser acolhida pelos moradores desse acolhedor “abrigo” anuncia que está gravida, a notícia choca os moradores. Duas gravidas num mesmo lugar e em estado caótico que estavam vivendo, será que dariam conta?

“Num mundo onde não podemos abrir os olhos, uma venda não é tudo que temos para nos defender?” – Pag. 93

As mortes aconteciam de forma brutal, bastava olhar através de uma pequena fresta da janela, ou simplesmente abrir a porta que lá estava sua chance de deixar o mundo caótico e se tornar mais um cadáver. Pilhas e pilhas de cadáveres se acumulava ao tempo que as coisas foram acontecendo. A narrativa é melancólica no que tange o terror psicológico que é muito bem trabalhado.


Nesse primeiro romance de Josh Malerman, é notória a influência de Stephen King na descrição da escuridão e das criaturas que há durante toda a trama. O início deste romance me lembro o filme “O Nevoeiro” de Frank Darabont, enquanto as pessoas sofriam sem saber o que os esperavam do lado de fora do mercado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário