quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Resenha: O Silêncio dos Inocentes – Thomas Harris


O Silêncio dos Inocentes, romance escrito pelo norte-americano Thomas Harris tornou-se um clássico thriller psicológico quando o filme, de mesmo nome, foi dirigido por Jonathan Demme.

A agente do FBI, Clarice Starling é escalada para entrevistar o famoso psiquiatra Dr. Hannibal Lecter, violento, agressivo, inteligente, e manipulador o dr. Lecter aceita ser entrevistado pela jovem. A agente Starling trabalha ao lado de Jack Crawford, também agente do FBI.
Starling e Crawford trabalham juntos investigando uma série de assassinatos contra 5 mulheres que ocorrera nos últimos dias. Catherine Martin, filha da importante senadora fora sequestrada pelo então assassino. O dr. Lecter esteve por muito tempo ajudando a agente Starling para que conseguisse chegar ao então assassino.

Jack Crawford estava passando por um problema familiar, sua mulher estava muito mal, de cama na verdade. Ele se recusara tirar uma licença para ficar com ela, preferira trabalhar a ficar em casa acompanhando a agonia de sua esposa Bella que andava muito doente.

O assassino era Jame Gumb, ele era um especialista em costura. Havia até feito amizade com uma jovem costureira, mas a assassinara algum tempo depois. Com a intrusão de um outro agente do FBI no caso da investigação sobre este assassino das mulheres, o dr. Lecter consegue sair da prisão de onde esteve durante anos. Levado para um outro lugar com uma vista muito melhor do que apenas paredes o cercando, ele consegue escapar, ainda com toda uma quantidade de policiais ali.


Este brilhante romance psicológico possui detalhes curiosos e muito bem escritos sobre mariposas. Hannibal Lecter é um personagem descrito com uma inteligência incrível, há passagens interessantes entre ele e Starling que devem ser lidos e relidos, tamanha sua importância.

“É difícil aceitar que alguém possa nos compreender sem nos querer bem” – PG 314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário