quarta-feira, 6 de março de 2013

Livros de Direito - #Dicas


O estudante de Direito iniciante, deve ter em mente uma de suas primeiras lições que;
  • Terá de estudar muito. Principalmente no primeiro semestre.
  • Seu tempo para dormir será extremamente reduzido, ou como disse meu professor de Filosofia “Terá dias em que virão para aula sem dormir...
A partir disto já da para se preocupar.
Serão sempre cobrados trabalhos, alguns interessantes outros nem tanto.
Para salientar-lhes com um bom conhecimento do que os espera segue mais abaixo uma pequena relação dos livros mais interessantes ou importantes para serem lidos no inicio desta longa caminhada.

Nem sempre só ler irá ajudar a compreender, é necessário fazer pesquisas, fichamentos, resumos, relatórios, e tudo mais que possa lhe auxiliar no momento da dúvida, da urgência.
Os livros que melhor indico para este inicio são:


Dos Delitos e Das Penas - Cesare Beccaria

Sinopse: Beccaria foi a primeira voz a levantar-se, em nome da humanidade e da razão, contra a tradição jurídica e a legislação penal de seu tempo, denunciando os julgamentos secretos, as torturas empregadas como meio de se obter a prova do crime, a prática de confiscar os bens do condenado. Uma de suas teses é a igualdade, perante a lei, dos criminosos que cometem o mesmo delito.

Opinião: Excelente livro para rever algumas questões penais. Em tese processo seria um ótimo caminho para que o sistema penal fluísse de maneira, diversa ao que é hoje. 


Édipo Rei / Rei Édipo - Sófocles

Sinopse: Édipo Rei, de Sófocles, é uma das obras-primas da literatura universal. Daí o interesse que sempre despertou no mundo ocidental, desde que foi representada pela primeira vez, em Atenas, no ano 430 da era cristã. A famosa lenda do rei Édipo, genialmente trabalhada pela mão de Sófocles, ainda hoje é lida com emoção. Édipo Rei é a história do herói que luta contra as forças invisíveis do Destino e da Fatalidade, mas é por elas derrotado e inexoravelmente destruído. Sófocles conduz a ação dramática e entrelaça os acontecimentos com admirável maestria. Os fatos se desenrolam naturalmente, linearmente, e mantêm o leitor, ou o espectador, em crescente expectativa até o desenlace. A obra contém diálogos vigorosos, vibrantes, e em alguns deles lampejam ironias e explodem cóleras. Espelham com nitidez os sentimentos e o caráter dos personagens. O Coro, por exemplo, representa a voz do povo, que manifesta suas impressões a propósito dos acontecimentos, faz reflexões de caráter moral, aconselha, exprime suas apreensões, invoca o auxílio dos deuses, exalta os feitos de Édipo e lamenta as desgraças que se abatem sobre o rei amigo, vítima da Fatalidade.

O Caso dos Exploradores de Caverna 

Sinopse: A intenção dos editores desta obra é aguçar a curiosidade dos acadêmicos que adentram à Universidade, inaugurando-os no pensamento jurídico, levando- os, gradativamente, à formação de uma consciência crítica, a partir do contrato com os mais atraentes temas da Ciência do Direito suscitados pela obra "O Caso dos Exploradores de Cavernas". A leitura do texto não pressupõe um conhecimento do direito ou de filosofia legal e deverá ser, não só pouco penosa, mas sim uma agradável Introdução à Ciência do Direito.

Opinião: Refletirão bastante à respeito do caso que o livro apresenta. As diversas formas em que um mesmo caso é tratado.


Ficam esses 03 livros como dicas de uma boa leitura. 
Em breve posto mais livros e informações sobre filmes nos quais serão muito uteis. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário