quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Variações da Verdade e da Inverdade

Verdade... A verdade, para muitos, é algo que gostam de te-la como aquilo que chamo de "Dogma de Fé". Acredita-se que é aquilo e de nada se contesta a respeito. 
Para que fica claro de antemão, este dogma de fé de nada tem a ver com a religião. 
O conceito de verdade é algo que pode ser intitulado por "Teses de Defesa". Assim como no Mestrado ou Doutorado o docente tem que defender o tema pelo qual ele buscou fundamentos durante determinado período e pelo qual foi orientado. Pois bem, estas teses em muitas das vezes são muito acompanhadas de um discurso com grande veemência em sua apresentação para com outrem. A todo momento esta deve ser contestada por algum argumento, pois não se deve ter um pensamento científico com um simples argumento de linguagem sem uma devida provação daquilo pelo qual é dito. 
Este ceticismo com as teses de defesa, são apenas questões lógicas para se chegar a uma devida conclusão de que o que é apresentado é algo relevante e que faz um sentido notório.
A variação entre Verdade e Inverdade, intitularei de "Jogo de Linguagem." É o cruzamento entre a verdade, propriamente dita, com a inverdade ou vice-versa. 
O jogo de linguagem é como um "meio-fio" de uma opinião, ainda, não totalmente formada sobre determinado assunto. É como hoje chamam de "ficar em cima do muro."
Este conceito de verdade deve ser levado em conta aquele que melhor se assemelha com a realidade que é tratada no momento, pois ter um discurso longo e belo e por fim tratar como verdade algo completamente oposto do que foi dito anteriormente, claramente que não é uma verdade; porém também não será uma mentira, será apenas uma inverdade. 
A Inverdade é a contestação de uma ideia com argumentação fraca ou até mesmo chula, dependendo de sua revelação diante de um determinado tema ou assunto. 
A fraqueza de argumentos durante o jogo de linguagem, pode ser levado em conta - de forma radicalista - como uma inverdade por não ter bases que à fundamente como uma possível tese. Sendo assim logo nas primeiras objeções cai por terra que não tem fundamentos de verdade e sim pequenas "palpitações" opiniosas. 
Conclusão final. 
O duro dos jogos de linguagem é que as palavras tornam-se maus e esses maus são as palavras. E o mau de todas as palavras é entrarem em retroação à elas mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário