quinta-feira, 3 de abril de 2014

Correntes Filosóficas, Racionalismo, Empirismo e Intelectualismo

Comumente vemos aquelas belas frases espalhadas em mídias sociais, tais como esta do Sartre



Os ensinamentos filosóficos possuem uma grande importância e influência para o nosso dia a dia, porém estes ensinamentos são uma longa jornada de estudos, de leituras, e interpretações. Postarei a vocês um conteúdo filosófico sobre o Racionalismo, Empirismo e o Intelectualismo, de forma breve e bem direta para uma simples e rápida compreensão, mas de antemão aviso que é de suma importância estudar mais a fundo o assunto aqui abordado.

Para visualizar o aquivo em Pdf  clique aqui

Racionalismo 

A corrente filosófica do Racionalismo é a forma de pensamento pelo qual se caracteriza pela forma de que tudo deve existir uma causa para determinado fim. 

 Dentre diversos filósofos como Leibniz, Hegel, e Spinoza, o que mais se destacou foi René Descartes: 

“Se vós tivésseis um cesto de maçã dentre as quais várias estivessem podres, contaminando assim as restantes, o que fazer senão esvaziá-lo todo e, tomando cada maçã uma a uma, recolocar as boas no cesto e jogar fora as más?” 

Descartes chega a conclusão que devemos nos livrar de tudo aquilo que é desnecessário e preconceituoso, sendo assim rejeitarmos as opiniões que tanto aprendemos desde nossa compreensão, sob a forma de crenças. 

 • Empirismo 

Essa corrente filosófica desenvolve-se, de antemão, entre os filósofos de língua inglesa e na Inglaterra. O termo, empirismo é derivado do grego empeiria, que é basicamente o saber derivado da experiência sensível e do acumulo de dados com base nessa experiência. A frase aristotélica descreve bem sobre o empirismo: “Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos”. 

Os principais filósofos empiristas do período foram: Francis Bacon, Thomas Hobbes, John Locke, George Berkeley e David Hume. O empirismo, também influenciou outros grandes pensadores de outras correntes filosóficas, tais como John Stuart Mill, Thomas Reid, Augusto Comte, William James, e Charles S. Pierce. 

Intelectualismo 

A frase kantiana nos da um breve conceito do que vem a ser o intelectualismo. Um pendulo entre o empirismo, e o racionalismo: 

“Pela sensibilidade nos são dados os objetos e apenas ela nos fornece intuições; pelo entendimento, em vez, os objetos são pensados e dele se originam conceitos.” 

 • Bibliografia 

Marcondes, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos Pré-socráticos a Wittgenstein – 2.ed. rev. Ampl. – Rio de Janeiro: Zahar, 2007. 

Araújo, Inês Lacerda. Curso de teoria do conhecimento e epistemologia. Barueri – São Paulo: Minha Editora, 2012. 

Descartes, René. Princípios de filosofia. Hemus, 2007. 

Kant, Immanuel. Crítica da Razão Pura. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1999.

Um comentário:

  1. ANDA INGIN MERASAKAN KEMENANGAN DI DALAM BERMAIN TOGEL TLP KI DARWO DI NMR (0 8 5 3 2 5 2 9 1 9 9 9) JIKA INGIN MENGUBAH NASIB KAMI SUDAH 20xTERBUKTI TRIM’S ROO,MX SOBAT






    ANDA INGIN MERASAKAN KEMENANGAN DI DALAM BERMAIN TOGEL TLP KI DARWO DI NMR (0 8 5 3 2 5 2 9 1 9 9 9) JIKA INGIN MENGUBAH NASIB KAMI SUDAH 20xTERBUKTI TRIM’S ROO,MX SOBAT




    ANDA INGIN MERASAKAN KEMENANGAN DI DALAM BERMAIN TOGEL TLP KI DARWO DI NMR (0 8 5 3 2 5 2 9 1 9 9 9) JIKA INGIN MENGUBAH NASIB KAMI SUDAH 20xTERBUKTI TRIM’S ROO,MX SOBAT

    ResponderExcluir